Biografia

Uma história de trabalho e luta pelos cidadãos.

Cauê Macris é presidente da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp). Eleito para o biênio 2017/2019 com 88 dos 94 votos da Casa, Cauê quer resgatar a confiança do cidadão no parlamento.

Seu trabalho no comando da Alesp está pautado no tripé: inovação, austeridade e transparência. Como primeira medida, anunciou a criação do aplicativo Fiscaliza Cidadão que permitira acesso às informações da Assembleia na palma da mão.

Aos 33 anos chegando ao posto mais alto do Legislativo Paulista, Cauê tem no seu DNA político a luta para melhorar a vida das pessoas.

Ainda menino, pelas mãos da eterna Primeira Dama, Lila Covas, ingressa no Projeto Tucaninhos, destinado a formar futuras gerações do PSDB – seu único partido.

Conviveu com figuras históricas que lutaram pelo Regime Democrático no Brasil, como Franco Montoro, Mário Covas, Fernando Henrique Cardoso, José Serra, Geraldo Alckmin entre outros.

Com histórico no movimento estudantil, Cauê Macris chega à presidência da Juventude do PSDB de Americana, sua cidade natal, e também assume a vice-presidência da Juventude do PSDB do Estado de São Paulo.

Nessa trajetória de militância, Cauê disputou o primeiro mandato parlamentar aos 21 anos, sendo o 8ª candidato a vereador mais votado de Americana.

Reeleito com expressiva votação para o segundo mandato, Cauê Macris é eleito, aos 24 anos, como presidente da Câmara de Americana para o biênio 2010/2011.

Neste período escreveu seu nome na história da cidade ao ser autor da primeira lei do Brasil a proibir uso de tabaco em locais de uso coletivo e também criador do Estatuto de Defesa e proteção dos Animais, que defende a posse responsável de bichos de estimação.

O reconhecimento do trabalho ocorreu naturalmente. Após receber 66.412 votos, aos 27 anos Cauê Macris é eleito para o primeiro mandato de deputado estadual e logo mostrou a que veio. Apresentou o projeto de lei, aperfeiçoado pelo governador Geraldo Alckmin, que pune com multa e até fechamento, os estabelecimentos que comercializarem bebidas alcoólicas para crianças e adolescentes. Pioneira no país, a lei é válida em todo Estado de São Paulo.

Por dois anos consecutivos, (2013/2014) Cauê Macris foi escolhido deputado relator do Orçamento Estadual de São Paulo. Proposta mais importante avaliada pelo Parlamento. O Orçamento Estadual garante os investimentos realizados pelo governador Geraldo Alckmin nos 645 municípios paulistas. Para 2014, por exemplo, o Orçamento aprovado foi de R$ 188 bilhões.

Com respeito àqueles que já deram sua contribuição para construção de nossa sociedade, sempre defendeu políticas voltadas para Melhor Idade, como a instituição do programa São Paulo Amigo do Idoso, que contempla políticas públicas focadas na saúde, lazer e garantia dos direitos dos nossos idosos.

Homem de partido, Cauê Macris exerce missões importantes no PSDB. Em, 2014 foi eleito o líder da bancada tucana. Entrou para história da Assembleia Legislativa de São Paulo ao ser o líder mais jovem a comandar a maior bancada da Casa.

O trabalho sério do deputado Cauê Macris recebeu o reconhecimento da população. Nas eleições de 2014, praticamente dobrou sua votação ao receber a confiança de 121.700 eleitores.

Em 2015, logo no começo do segundo mandato, foi convidado pelo governador Geraldo Alckmin para ser seu líder do governo na Assembleia Legislativa de São Paulo, cargo que exerce com muito orgulho.

Como líder do Governador Geraldo Alckmin, o deputado Cauê Macris tem por ofício articular e votar projetos de interesse do governo com todas as bancadas da Casa, tanto da base quanto da oposição.

Com trabalho marcado pelo diálogo, o deputado Cauê Macris deu novo ritmo nas aprovações dos projetos do Governo no Parlamento Paulista, beneficiando a população. Entre as propostas já aprovadas sob sua liderança estão empréstimos milionários com o BID para beneficiar municípios paulistas, Parcerias Público Privadas para Habitação, criação de quatro novas frentes do Programa Via Rápida do Emprego, Aumento do ICMS para cerveja e cigarro, que possibilitou zerar imposto sobre arroz e feijão. Criação do Fundo estadual de Combate à Pobreza, Salário Mínimo Paulista e nova legislação para desburocratizar os assentamentos fundiários, entre outros.

Com muito trabalho para mostrar, Cauê Macris reforça seu compromisso de luta para melhorar ainda mais a vida dos 43 milhões de paulistas!

Conheça a trajetória

  • 1999

    Com 16 anos, Cauê faz sua filiação no PSDB.

  • 2000

    Convidado por Lila Covas e Mário Covas integra o programa "Tucaninhos".

  • 2002

    Cauê é eleito presidente da Juventude do PSDB de Americana.

  • 2004

    Cauê disputa sua primeira eleição para vereador sendo o oitavo mais votado de Americana.

  • 2008

    Reeleito vereador com uma das maiores votações da história.

  • 2009

    Eleito por unanimidade presidente da Câmara de Americana.

  • 2010

    Cauê é eleito deputado estadual com 66.412 votos.

  • 2012

    Cauê é escolhido relator do orçamento do Estado, sendo reconduzido ao posto em 2013.

  • 2014

    É eleito o líder mais jovem da história da bancada do PSDB.

  • 2014

    Cauê é reeleito deputado estadual com 121.700 votos.

  • 2015

    É escolhido pelo governador Geraldo Alckmin para ser seu Líder do Governo na Assembleia Legislava de São Paulo.

  • 2017

    Cauê é eleito presidente da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), para o biênio 2017/2019, com 88 dos 94 votos da Casa.

Conteúdo livre para reprodução.